Opinião | por Felipe Bastos

 Minha visão sobre metodologia Deo Jiu Jitsu

Essa é minha percepção de 14 anos de treinos, alguns deles lecionando com turma regular e alguns como professor substituto.

Entendo que a característica que faz uma metodologia perdurar por anos (e décadas) é ter passar por uma melhoria contínua. É isso que podemos chamar de legado.

Não busco ser o dono da verdade, apenas transmitir a minha percepção e ouvir dos colegas, sugestões, pontos de melhorias e até erros, pois ninguém é infalível.

Vale destacar que meus primeiros 4 anos no Jiu foram treinando exclusivamente com o Mestre Deo. Tendo o privilégio de receber o ensinamento na fonte. Ainda sobre mim, sou Contador e pai do Davi. Como a maioria dos colegas, não levo o esporte como profissão.

Ainda que formemos atletas de alto nível competitivo, o foco principal, ao meu ver, é formar cidadãos de bem, ajudando no seu bem estar, saúde e criando um bom círculo de convivência.

 O espírito de família é marcante na equipe.

Princípios

O Mestre sempre fomentou no tatame alguns fundamentos.

foto meste  

O primeiro é a disciplina, uma característica comum a quase todas artes marciais. Também muito presente em sua formação militar.

Com ela, vem o respeito à hierarquia de graduação e uma etiqueta própria, como cumprimentar o professor e depois por ordem de graduação, pedir permissão para entrar no tatame quando chega atrasado. Fazer silêncio e prestar atenção na hora da explicação, etc.

Outro ensinamento importante é a integridade física dos colegas de treino. Há uma gratidão pelo seu par por dois motivos: não tem como treinar sozinho, e o colega empresta o corpo naquele momento para desenvolverem o treino.

Dinâmica de treino

As dinâmicas de treino são muito parecidas e consistem em: alongamento/aquecimento, seguido de técnica e depois luta (ou rola, como costumamos falar).

Os exercícios para aquecimento são relacionados a posições enfrentadas durante a luta e, melhor ainda, se levarem a posição de técnica da mesma aula. Além disso, contribuem para a preparação física dos alunos.

Os alongamentos e exercícios de mobilidade ajudam com a flexibilidade, tão necessária na hora da luta e no dia a dia, fornecendo bem estar e combatendo encurtamentos.

Apesar da dinâmica ser parecida, tem evoluído bastante, com o que chamamos de "drills", isto é, movimentações relacionadas a uma posição de combate. Geralmente, uma transição para uma posição mais vantajosa.

E temos também a simulação de luta. Um dos diferenciais do Jiu-Jitsu em relação a outras lutas é a quantidade de lutas no treino.

Primeiro dia de treino

Foto com filho

Um momento muito importante para a equipe é a chegada de um aluno novo. Nesse dia, ele é a pessoa mais importante, pois, como tem o dito popular: "a primeira impressão é a que fica". São necessários respeito e paciência, pois muitas das vezes vem do sedentarismo e não tem uma boa coordenação motora. Alguns chegam com dificuldades de fazer movimentos simples como polichinelo.

Se a academia dispor de kimonos para visitantes, deve ser providenciado um para a aula. Caso contrário, treina sem kimono.

Destaca-se um graduado para fazer um trabalho em separado com o novato.

Para o acolhimento, deve verificar se tem alguma experiência com outras lutas. Se já praticar judô ou luta livre, já tem experiência com quedas.

Se não tiver experiência, primeiro ensinamento é o de queda, dando ênfase ao detalhe de queixo no peito para não bater a cabeça no chão. Deve fazer cambalhota e depois trenar o amortecimento, simulando uma queda lateral. Após isso, rolamentos de costas e para frente.

Após aprender a cair, geralmente é ensinada uma queda básica e quatro finalizações básicas da montada: Estrangulamento com pegada cruzada, esticadinho (ou amassa pão), americana e Ezequiel.

Cabe uma breve explicação de que o Jiu Jitsu é baseado em técnicas de projeção (queda), torção de articulação e estrangulamentos. E sobre as formas de sinalizar a desistência da luta, dando os famosos três tapas, batendo os pés ou falando, explicando a importância de não chegar ao limite da posição encaixada para evitar lesões e desmaios.

Depois das lições básicas, deve fazer um ou dois rolas com um graduado para sentir como é a sensação da luta.

Deve ser explicado como funcionam os treinos, necessidade de avisar ao adversário quando a posição estiver encaixada dando os tapas, batendo o pé ou falando (as vezes, gritando).

Alguns núcleos têm turmas separadas para iniciantes. Nesse caso, o mais adequado é direcioná-lo para essas aulas.

Planejamento de aulas

A equipe tem um plano de aulas que é um macro - posições semanais - que buscam uma evolução dos alunos e não deixam de ter contato com certas técnicas.

Várias são as vantagens desse formato: professor já tem a temática da aula, há uma harmonização entre as aulas na academia e um incentivo (quase obrigatório) de o professor buscar novas técnicas e também se melhorar.

A equipe dispõe de um repertório de vídeos gravados no YouTube. Incentivamos que os professores busquem inspiração nesse material.

Como dito, o texto não busca esgotar o assunto. Pelo contrário, procura incentivar as discussões.