Equipe Deo Jiu-Jitsu gradua seus alunos em evento inédito 

Cerca de 400 pessoas, entre familiares, amigos e admiradores da equipe, estiveram presentes

No domingo, dia 10 de novembro, a Associação Deo Jiu-Jitsu celebrou, em grande estilo, a graduação dos alunos das academias afiliadas da Equipe Deo Jiu-Jitsu Distrito Federal. Em evento inédito, realizado nos moldes de uma formatura acadêmica, no Teatro dos Bancários, localizado na Asa Sul, em Brasília, com a presença do Grande Mestre Deoclécio (Deo) Paulo, os professores trocaram as faixas dos praticantes e entregaram os certificados de graduação. “Foi uma festa a altura de um momento tão importante que é a mudança de faixa. A faixa só serve para amarrar o kimono, mas mesmo assim persiste como um símbolo importante da evolução do atleta, como pessoa e como aprendiz da arte suave”, comentou o Grande Mestre Deo, após a solenidade. 

O evento recebeu familiares, amigos e amantes do Jiu-Jitsu para prestigiar a ocasião, que mesmo ocorrida em um domingo de manhã, lotou quase todas os assentos disponíveis no teatro. A organização da cerimônia calculou cerca de 400 pessoas presentes. “Viemos até com amigos de amigos, além da família, e foi ótimo. Evento dinâmico, rápido e muito bonito. Não tinha como perder. O jiu-jitsu é muito importante para o meu filho”, disse uma das muitas mães que estiveram presentes para acompanhar o escurecimento da faixa das crianças. A cerimônia de graduação foi aberta pela banda do exército brasileiro, que tocou o hino nacional, e seguiu com uma breve fala de abertura, conduzida também pelo Grande Mestre Deo, “eu sou vocês amanhã”, frisou ao final de sua apresentação. Na sequência, um curto vídeo sobre a história do Faixa Vermelha, em Brasília, foi exibida. 

 

A programação da cerimônia também contou com uma rápida palestra sobre como cuidar e prevenir lesões, conduzida pela fisioterapeuta Carolina Nantet, e com dois momentos especiais para a entrega de prêmios. Fernando Kalled foi o competidor destaque do segundo semestre de 2019 devido à participação em torneios de Jiu-Jitsu. Em desafio proposto no mês de julho de 2019, pela equipe, o atleta que melhor desempenhava em competições recebia uma pontuação e era ranqueado em uma disputa interna. O vencedor levava um kimono da equipe e um troféu. Houve também a entrega de um troféu especial para a professora Bárbara Monteiro, que foi lembrada pelo trabalho realizado para promover o jiu-jitsu entre as mulheres e pela batalha pessoal contra o câncer de mama, em 2012. 

“É uma honra receber essa homenagem e ver esse teatro tão repleto de meninas que não desistiram do tatame. Seguiremos lutando por mais igualdade e espaço”, disse. “E eu não teria chegado até aqui, conseguido vencer a luta contra o câncer se não tivesse tido, também, a ajuda dos meus irmãos de kimono”, concluiu a professora. O professor Jobson dos Santos, que coordena a filial de Planaltina, também subiu ao palco aplaudido pelo projeto de jiu-jitsu e defesa pessoal que criou apenas para o público feminino. “Ainda teremos outras faixas pretas na equipe, e tenho certeza que a primeira delas virá de Planaltina”, assegurou.

O evento, que enfaixou 86 alunos Deo Jiu-Jitsu, foi encerrado com a entrega de placas de agradecimentos a todos que ajudaram e ajudam a manter a equipe com projetos sociais ou na própria organização administrativa da Associação, a exemplo do Professor Israfil, que promove o Jiu-Jitsu em um Projeto Social no Jardim Roriz no DF, e do Professor Daniel Saraiva, que participa da equipe de administração, na Associação Deo Jiu-Jitsu. “Foi um prazer entregar o símbolo desse reconhecimento para essas pessoas em uma ocasião como essa, até para que todos tomem conhecimento do esforço que eles vem fazendo em prol da nossa bandeira”, falou o presidente da Associação Deo Jiu-Jitsu, Abiderman Souza. 

O professor Vitor Marçal, responsável por chefiar a preparação da solenidade, também foi elogiado pelo presidente, devido à qualidade do evento. “O Vítor organizou algo que ficará pra sempre marcado nas memórias de todos nós”, acrescentou Souza. “Estou feliz por ter dado tudo certo e conseguido fazer um momento especial pra todo mundo que veio acompanhar a graduação. Tenho certeza de que no ano que vem será ainda melhor”, comemorou o professor.

Escrito por; 
Rafael Querrer, Jornalista.
Faixa Marrom